Faça Você

Anjo Bordado em Panabé

10
pessoas gostaram

Aprenda a fazer e bordar um lindo enfeite de Natal com Panabé.

Material Necessário: 

-1 Agulha para bordar Círculo nº. 22
-1 Cola Universal – Círculo
-1 Conta de madeira (2,5 de diâmetro) para a cabeça
-1 Cordão Mágico FB na cor branca – B15.1 – 490 tex – 30 metros
-1 Lápis
-1 meada para bordar Maxi Mouline Círculo - Cor 549 (azul)
-1 Pacote de Panabé FB azul (saia e braços) – BP840.4 – 30X40cm
-1 Pacote de Panabé FB branca (pala e asa) – BP840.1 – 30X40cm
-1 pacote de Passamanaria FB na cor azul – BP340.4 - 20 metros e 0,6 cm
-1 pacote de Passamanaria FB na cor branca – BP340.1 - 20 metros e 0,6 cm
-1 Tesoura afiada e com ponta

Montagem: 

Para fazer qualquer trabalho com Panabé, primeiro você precisará aprender a identificar os lados direito e avesso. No lado avesso, você encontra uma trança ao longo das linhas. Já o lado direito tem um fio único.

Coloque os moldes da bata e do braço sobre o avesso do Panabé azul, risque acompanhando os contornos e duplique o bracinho. Pressione com os dedos para não deixar os moldes escaparem.

No Panabé branco, risque a asa e a pala do anjo. Em seguida, recorte todos os desenhos.
Identifique o meio da bata para centralizar o coração e faça o bordado ponto cruz.

Com o bordado pronto, inicie a montagem do anjo começando pelos braços. Dobre o braço para deixá-lo arredondado e pressione sutilmente para mantê-lo no formato. Passe a cola na lateral, junte e segure por alguns segundos até secar. Faça o mesmo com o outro braço.

Dobre a bata, modelando um pouco, passe a cola na lateral e junte as pontas. Reserve os braços e a bata e deixe-os secar.

Decore a asa e a pala com passamanaria, cortando a pontinha para deixar a passamanaria reta. Passe a cola na borda da pala, aplicando a Passamanaria e dando pequenos toques para fixar.

Corte a pontinha e passe para a asa.

Comece colando no meio da parte de baixo. Siga sem cortar a Passamanaria, ajustando as bordas com os dedos. Quando chegar ao final, recorte o excesso e coloque um pingo de cola em cima para não deixar a passamanaria desfiar.

Repita o procedimento nos braços e na bata, começando a cola pela emenda e seguindo o contorno. Corte os excessos.

Você pode utilizar cores diferentes de passamanaria para decorar.

Depois de decorados, aplique os braços, passando a cola onde foi feita a emenda seguindo a linha e coloque-os na bata e pressionando até a cola secar. Procure alinhar os braços na parte superior e de forma que o bordado de coração esteja centralizado.

Para aplicar a pala, passe a cola e coloque-a na parte superior ao redor do corpo, pressionando para fixá-la.

Pegue a esfera de madeira, que será a cabeça, e passe a cola embaixo, firmando no pescoço do anjo. Coloque um pouco de pressão nos dedos e segure.

Para fazer o cabelo do anjo, pegue o cordão mágico branco e corte meio metro. Esse cordão tem um ponto crochê e um lado onde desfia. Puxe esse fio devagar. Ele ficará enrugadinho para dar a forma do cabelo encaracolado do anjo.

Passe a cola na lateral da cabeça e aplique o cordão aos poucos. Agora vá por cima e no meio até a frente da cabeça para dar o formato do rosto. Dê pequenos toques com o dedo para fixar o cordão, mas sem pressionar, para manter o encaracolado.

Ao terminar todos os lados, recorte o excesso de cordão. Se necessário, faça ajustes colando mais. Para finalizar, aplique a cola nas costas, na pala e um pouco na nuca, por baixo da cabeça. Vá centralizando a asa com a linha da emenda da roupa e segure até secar.

- Para baixar o molde do anjo, clique aqui
- Para baixar o gráfico do bordado, clique aqui

Gostou? Compartilhe
Deixe seu comentário
VEJA TAMBÉM