Faça Você

Bola de Natal - Modelagem a úmido com Panabé

10
pessoas gostaram

Aprenda a fazer enfeite para a sua árvore de Natal usando panabé e a técnica de modelagem a úmido. 


Material:

- Linha para bordar Maxi Mouline Círculo - Ne 30/2/6 - 236 tex - 606 (verde claro)

- Linha para bordar Maxi Mouline Círculo - Ne 30/2/6 - 236 tex - 549 (azul)

- Linha para bordar Maxi Mouline Círculo - Ne 30/2/6 - 236 tex - 138 (amarela)

- Linha para bordar Maxi Mouline Círculo - Ne 30/2/6 - 236 tex - 732 (verde)

- Linha para bordar Maxi Mouline Círculo - Ne 30/2/6 - 236 tex - 100 (branco)

- Agulha para bordar Círculo nº. 22

- Pacote de Panabé FB vermelha – BP840.6 – 30X40cm (2 quadrados de 19x19cm) 

- Pacote de Passamanaria FB na cor dourada – BP340.81 - 20 metros e 0,6 cm

- Cordão Milanê FB na cor dourada – B15.81 – 490 tex – 30 metros

- 2 Bolas de Isopor de 10 cm de diâmetro

- Alfinetes

- Elásticos

- Cola Universal - Círculo

- Tesoura 

- Borrifador Spray com água 


Montagem

Para fazer qualquer trabalho com Panabé, primeiro você precisará aprender a identificar os lados direito e avesso. No lado avesso, você encontra uma trança ao longo das linhas. Já o lado direito tem um fio único. 

Meça dois quadrados de 19x19 cm no Panabé vermelho no lado avesso e recorte. Encontre o meio do quadrado, que será por volta de 9,5 cm. Marque com a agulha nesse ponto. Precisa estar exatamente no meio da bola. Borde conforme o gráfico no ponto cruz. O segundo quadrado vermelho não terá o bordado, pois será a parte de trás da bola de Natal.

Identifique novamente o meio, mais ou menos no centro do bordado, e marque com o alfinete. Pegue uma bola de isopor, que servirá para a modelagem do Panabé. Encontre o meio da bola e prenda o quadrado com alfinete na bola. Molhe com o borrifador em todo o Panabé, que assim ele ficará mole. Ele precisa ficar bem úmido. 

Puxe as bordas da lateral e marque bem a linha da bola de isopor, que será onde você colocará os alfinetes. Alfinete o Panabé na bola na linha marcada tencionando bem. Repita o processo colocando alfinete nas pontas e no meio das bordas da bola, para não deixá-la muito fechada.  

Coloque um elástico duplo predendo-o atrás de cada alfinete até ficar completamente firme. Vá desdobrando o panabé e puxe-o para baixo para tentar deixar o mais liso possível. Faça isso em toda a volta. Se houver um alfinete muito em cima, confirme se está no local certo. Retire o alfinete, puxe o panabé e ajeite o elástico. 

Procure deixar pouca ruga no centro da bola. Se sentir que há necessidade, reaplique a água e puxe mais. Tente deixar essas pontas que sobraram para cima para facilitar no recorte e na hora de separar da bola de isopor. 

Repita todo o processo com a segunda bola de isopor, que está sem o bordado.

O Panabé é um produto que tem goma e quando você molha, ele fica maleável. Quando secar, ele ficará duro novamente. E, para tirar da bola, ele precisa ficar bem seco. Deixe as duas bolas com Panabé secarem por 24 horas ou acelere o processo com secador. Quanto mais seco, mais fácil será para tirar da bola de isopor. E também ficará bem marcado por causa do elástico. 

Após o tempo de secagem, retire os alfinetes da bola e depois o elástico. Retire com cuidado o Panabé da bola, pois ele estará duro e resistente. Procure não perder a marcação do elástico, que estará bem pressionado. 

Recorte o excesso na linha da marcação do elástico. Procure não cortar muito para dentro, porque senão não terá como encaixar essa metade da bola na outra. Repita o processo na bola sem bordado.

Confira se o encaixe está mais ou menos conforme, se precisa tirar alguma parte que está encostando ou se as metades estão muito distantes. Se houver um espaço entre as duas metades, recorte a que estiver com um pedaço a mais. 

Passe a cola na borda de uma das metades. Junte as duas, acertando se necessário, e segure até secar. 

Agora coloque o cordão milanê de mais ou menos 15 cm, juntando  as duas pontas e dê um nó. Corte se houver um pequeno excesso. Coloque um pingo de cola no meio do topo da bola e fixe o cordão, segurando até secar. Ele servirá para pendurar depois na árvore.

Meça a passamanaria em volta da bola e corte a ponta para ficar reta. Comece a aplicação da cola na emenda da parte de baixo.Siga o contorno da bola e depois passe por dentro do cordão. Reforce a cola no ponto do cordão, pois ele ficará pendurado e precisará de firmeza. Siga colando aos poucos e aplicando a passamanaria. Recorte o excesso ao chegar no ponto da emenda na parte de baixo da bola e junte as pontas colocando um pingo de cola para não desfiar. 


Para fazer download do gráfico do bordado, clique aqui: http://migre.me/nidOz 

Gostou? Compartilhe
Deixe seu comentário
VEJA TAMBÉM